O Clube Abanadores – O Leão, na Praça da Matriz, recebeu nesta segunda-feira (30), a 5ª Conferência Municipal de Cultura (CMC). O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, e o Conselho Municipal de Cultura, reuniu entidades e pessoas físicas do setor para um debate construtivo sobre os eixos que pautaram o encontro. Entre os objetivos, a plenária buscou eleger os representantes do município em encontros estaduais.
Os presentes tiveram acesso à palestra de Carolina Zirpoli, representante da Secretaria de Cultura do Estado, que trouxe o tema “Democracia e direito à Cultura”. “Encontros desta natureza são essenciais para o fortalecimento do setor. Trata-se de uma pauta de muita importância, que envolve vários interesses e projetos de grande relevância”, destacou.
Os seis pilares da CMC foram os seguintes: eixo 1 – institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; eixo 2 – democratização do acesso à cultura e participação social; eixo 3 – identidade, patrimônio e memória; eixo 4 – diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; eixo 5-economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; eixo 6 – direito às artes e às linguagens digitais.
A plenária também contou a presença de artesãos e exposição das peças produzidas por eles. O secretário da Seculte Vitória, Demétrius Lisboa, comemorou a realização do evento. “Como a gente vê, está sendo um sucesso, porque Vitória é um município que é pioneiro em eventos como esse. O primeiro conselho cultural da região saiu daqui, debatendo e aprovando ideias essenciais para a cultura local”, frisou.
“Vitória é um celeiro de artistas e de pessoas que batalham pela causa. Somos pioneiros em atividades que difundem o conhecimento sobre a culturalidade e continuaremos nossa luta para elevar o nome da cidade ainda mais. Precisamos fortalecer o incentivo à cultura todos os dias, dando totais condições aos nossos artistas nas suas mais variadas formas de trabalho. É isso que nós viemos fazendo por nosso município”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.