Aconteceu na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (01/11), a Audiência Pública da Saúde do 2° Quadrimestre de 2023. Na ocasião, foi apresentado o relatório detalhado do período, considerando os meses de maio a agosto do ano em exercício. O relatório tem como objetivo demonstrar a oferta e produção de serviços públicos na rede de saúde (própria, contratada e conveniada) e os indicadores de saúde, assim como também o montante e fonte dos recursos financeiros aplicados no período de acordo com Lei Complementar n° 141/2012.
A Rede de Atenção Primária à Saúde, que se configura como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), foi ampliada com mais 4 equipes, totalizando 41 equipes de Saúde da Família e 36 equipes de saúde bucal distribuídas em 34 Unidades Básicas de Saúde em todo o território urbano e rural do município. Além disso, a rede foi incorporada com novos serviços como: o programa Laboratório em Casa, programa Vitória Vacina em Casa, 02 polos do programa Movimenta Vitória, 02 equipes itinerantes do programa Saúde no Campo, Unidade Básica Móvel, Unidade Odontológica Móvel e com destaque para a equipe de Consultório na Rua, que realiza atendimento à população em situação de rua.
A Rede de Atenção Especializada do município também contou com a incorporação de novos serviços: implantação do Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI), que tem como objetivo o atendimento e acompanhamento de crianças atípicas e com transtornos de neurodesenvolvimento; e a implantação da Central de Marcações de Cirurgias da Vitória de Santo Antão (CEMAC), responsável por realizar a marcação das cirurgias realizadas pelo município da Vitória e realizar avaliações pós-cirúrgicas. No período de maio a agosto de 2023 o hospital contratualizado do município realizou um total de 320 cirurgias eletivas.
A Rede Primária foi responsável por realizar mais de 77mil atendimento nos quatro meses, equivalendo a um aumento de 51% nos atendimentos dos profissionais de nível superior quando comparado aos meses de maio a agosto do ano anterior. Já a Rede Especializada foi responsável por produzir mais de 31mil atendimentos médicos das diversas especialidades clínicas, como psiquiatra, pediatra, oftalmologista, cardiologista e outas. Além disso, na Rede Ambulatorial Complementar foi realizado mais de 167mil procedimentos ambulatoriais. A Rede Complementar contratualizada do município possui oferta de serviços de apoio diagnóstico como exames por ultrassonografias, exames de diagnóstico em laboratório clínico, exames de tomografia e exames de ressonância magnética.
“No período em questão, maio a agosto de 2023, foram investidos mais de R$ 55 milhões para o funcionamento das ações e serviços de saúde no município da Vitória, dos quais segundo fonte de receita 54% foram provenientes do Ministério da Saúde, 1% provenientes do Estado de Pernambuco e 38% provenientes de investimentos do tesouro municipal de saúde”, detalhou Alex Vasconcelos, secretário de Saúde e Bem-Estar.