A Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa, da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, preparou uma programação especial para celebrar a Semana da Consciência Negra no município. Com homenagem ao mestra Cancão de Fogo, as atividades foram iniciadas na quinta-feira (16/11) e seguiram até este domingo (19/11).
A abertura ocorreu no Clube Abanadores – O Leão, na Praça Dom Luís de Brito. A grade do primeiro dia contou com desfile de moda e palestras, com Mariane Prudente e Clícia Roberta, debatendo sobre pautas antirracistas. O evento contou também com o desfile com o tema “A cor que tem em mim”, ficou por conta da Mod’Afro, idealizada pela artista vitoriense Elaine Teixeira. As peças são produzidas manualmente, salientando o empoderamento feminino e a luta por igualdade entre os gêneros.
Na sexta-feira (17/11), unindo ritmo, poesia e cultura, a Praça Dom Luís de Brito, a conhecida Praça da Matriz, recebeu a edição especial da Batalha da Grade. Já no sábado (18/11), a iniciativa contou com roda de capoeira Mestre Cancão de Fogo, na Praça 03 de Agosto. Já na Praça Dom Luís de Brito, bairro da Matriz, ocorreu a 1ª edição da Muvooka, que agitou o público com as apresentações de três DJs. O Ambulatório LGBTQIA+ Dani Almeida, da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, também esteve realizando ações no evento.
Finalizando a programação, na tarde deste domingo (19/11), as atividades contaram com oficinas de capoeiras com mestres; ritual de batismo do Grupo Abolição Capoeira; Feira de Artesanato – Vila das Artes; ritual para Zumbi e Dandara, com o Maracatu Baque Virado da Vitória e o terreiro Ààfin Egbé Àsé Oyá Bomí.