Em meio à aproximação das festividades carnavalescas, a Vigilância Sanitária da Vitória de Santo Antão vai reforçar a fiscalização de estabelecimentos que trabalham com pomadas para cabelo. A ação busca prevenir eventos adversos provocados pelos produtos que não tenham autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para armazenamento, comercialização e/ou distribuição.
Confira a lista de pomadas autorizadas clicando AQUI.
A medida se dá devido aos inúmeros casos de intoxicação ocorridos durante e após o Carnaval 2023, em todo Brasil, com registro de lesões oftalmológicas na maioria dos pacientes. As reações mais comuns relatadas abrangem ceratite (inflamação da córnea), hiperemia ocular, irritação nos olhos, reações alérgicas, cegueira temporária e queimação ocular.
Em Pernambuco, segundo informações do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE), até o dia 03 de janeiro deste ano foram recebidas 57 fichas de ocorrências relacionadas às pomadas. Nathália Alvares, coordenadora da Vigilância Sanitária do município, enfatizou a relevância da fiscalização.
“A ação tem o objetivo de evitar sérios riscos à saúde dos foliões, uma vez que muitas pessoas usam essas pomadas como forma de se arrumarem para a festa. O estabelecimento que comercializar os materiais não aprovados para uso, terão eles recolhidos. A fiscalização é muito importante, porque tira de circulação pomadas que podem até cegar uma pessoa”, finalizou.
Confira a nota técnica da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária:
SEI_45203875_GOVPE___Nota_Tecnica_1