Neste domingo (02), o Programa “Prefeitura na Comunidade” foi realizado em Pacas, zona rural de Vitória de Santo Antão, proporcionando uma série de serviços aos moradores. A ação contou com a participação de diversas secretarias municipais.
A Secretaria de Saúde e Bem-Estar ofereceu uma gama de atendimentos, incluindo serviços odontológicos na Unidade Odontológica Móvel, atendimento multiprofissional, vacinação, educação em saúde, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão e glicose, entrega de hipoclorito, práticas integrativas e complementares em saúde, além de disponibilizar uma ambulância e atividades do programa Movimenta Vitória.
A Secretaria de Assistência Social proporcionou atendimento do CRAS, atividades recreativas, corte de cabelo, orientação sobre carteira de livre acesso e emissão de RG, além de orientações sobre o CadÚnico.
O programa Empreende Vitória ofereceu serviços como cadastro MEI, cadastro na plataforma GOV.BR, elaboração de currículos, vagas de emprego, opções de empréstimos com AGE, BNB e Santander, emissão de certidões, além de serviços da JUCEPE e Receita Federal.
A Secretaria da Mulher esteve presente com o CEAM – Centro Especializado em Atendimento à Mulher, oferecendo atendimento social e psicológico, rodas de conversa sobre violência doméstica, oficinas de artes e artesanato com palha de bananeira, palestras contra violência doméstica, além de atividades da Compesa Social e do NESP Vitória.
A Secretaria de Educação promoveu formação em Libras com certificação, contação de histórias com fantoches, roda de diálogo sobre conscientização do autismo e uma peça teatral sobre a história da Batalha do Monte das Tabocas.
A Ouvidoria municipal esteve disponível para formalização de críticas, denúncias, dúvidas, elogios, informações, sugestões e reclamações.
A AMASVISA realizou consultas veterinárias e vacinação antirrábica. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Fomento Agrícola, Pesca e Aquicultura emitiu o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF, cadastrou para programas de melhoramento genético de rebanhos, além de agendar assistência técnica.
A Secretaria Executiva de Direitos Humanos ofereceu serviços como emissão e correção de CPF, carteira do idoso interestadual, inscrição para mudança de nome e gênero para pessoas trans, enfrentamento à homofobia e transfobia, combate à intolerância religiosa, orientação sobre o Jovem Aprendiz em parceria com o CIEE, mediação de conflitos, promoção da igualdade racial e emissão da carteira do deficiente intermunicipal.
O evento foi uma oportunidade para os moradores de Pacas terem acesso a diversos serviços públicos em um único local, promovendo inclusão e bem-estar para a comunidade.