A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Vitória de Santo Antão promoveu, nesta quinta-feira (19/12), a 1ª Mostra de Experiências Exitosas e Inovadoras da Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde. O evento aconteceu no auditório do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE e tem como objetivo apresentar os resultados das ações desenvolvidas durante a gestão, além de incentivar a troca de boas práticas entre os profissionais da área.
Mais de 140 profissionais da saúde, dos setores de APS e Vigilância em Saúde, participaram da Mostra, com a apresentação de 41 trabalhos que destacam ações inovadoras e bem-sucedidas realizadas no município. Entre os projetos apresentados, está o Programa Crescer Saudável, que fomenta boas práticas de saúde em escolas de educação infantil. Outro trabalho de destaque é o relato das atividades do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), integrado à Saúde no Campo.
Foi apresentada também a experiência exitosa na descentralização do atendimento antirrábico humano, que tem contribuído significativamente para a saúde pública local. A promoção da saúde e a estimulação cognitiva com grupos de idosos, por meio de uma abordagem interdisciplinar realizada na atenção básica.
De acordo com Priscila Soares, diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, o evento é um marco importante para a saúde pública do município, pois reforça o compromisso da gestão com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população por meio de inovação e compartilhamento de boas práticas.