HISTÓRIA DO CARNAVAL
O Carnaval é a manifestação cultural mais tradicional e popular da Terra das Tabocas, tendo suas primeiras aparições nas últimas décadas do século XIX. A folia vitoriense teve no seu início as brincadeiras de rua como sua principal característica, dentre elas destacava-se o mela-mela. Aos poucos foram surgindo outros folguedos como o Bumba- meu-boi, Cavalo Marinho e grupos de foliões com instrumentos musicais. Com o tempo, o Carnaval foi se organizando e foram surgindo os clubes ou cordões carnavalescos, maracatus, caboclinhos, troças, bailes, uma diversidade de manifestações carnavalescas que em sua maioria sobrevivem até hoje, mantendo vivo um esplendoroso e diversificado carnaval, onde atualmente participam cerca de 150 agremiações, entre troças carnavalescas com os tradicionais maracatu e frevo, blocos de trio e blocos de clubes privados.
Contudo, uma característica marcante foi tornando ao longo dos anos o carnaval da Vitória de Santo Antão especial: os desfiles de carros alegóricos, com clubes que levam nomes de bichos, que nos primórdios eram puxados por tração animal. Hoje mecanizados, os desfiles promovem o “encontro dos bichos” com glamour e originalidade.
A tradição, que o folião só encontra na Terra das Tabocas, também está presente nos adereços e fantasias dos foliões que se jogam em meio a clubes como O Cisne, O Camelo, A Girafa, O Coelho, Urso Branco, Urso Preto, entre outros. Destaque para O Leão, um dos mais tradicionais, surgido em 1902 sendo, portanto, mais velho que o Frevo.
Só em Vitória também é possível encontrar o único clube de Fado do Brasil, a Taboquinhas, que neste carnaval completa 100 anos de fundação, saindo com os participantes vestidos de portugueses ao som da rabeca.
Outro clube que completa centenário em 2024 é o tradicional Urso Branco, irmão mais velho do Urso Preto; destaque também para o espacial ÉTesão, que fervilha a cidade no sábado de Zé Pereira, e o tradicional “Mascara” de Pirituba.
O multicultural carnaval da Terra das Tabocas também conta com diversos blocos de trio elétrico, além de troças, maracatu e bumba-meu-boi que se misturam com outras manifestações culturais.
No circuito, são vários polos onde também se apresentam nos palcos bandas locais e nacionais de vários ritmos, contemplando um público diversificado, tornando o carnaval da Vitória um verdadeiro caldeirão multicultural.
E, detalhe, a Festa de Momo por aqui é todo dia e o dia todo!
Praticamente todas as secretarias participam da estrutura de apoio ao carnaval vitoriense.
Elaboração do Edital para contratação de atrações para os polos e cortejos do Carnaval e convênios com as associações que representam os blocos tradicionais e de trios elétricos, promovendo, incentivando, valorizando e fortalecendo a cultura carnavalesca local;
Montagem da programação de shows que fomenta a cultura pernambucana. Durante toda a festa, artistas renomados da música pernambucana dividirão o palco com artistas vitorienses, resgatando a cultura musical do município e do Estado.
Disciplinamento e controle do comércio ambulante, com o cadastro para controle de acesso de todos os gasoseiros que comercializam no circuito do carnaval da Vitória; Cadastro e treinamento de manipulação de alimentos para os barraqueiros que comercializam durante o carnaval.
Apoio aos artesãos e promoção à nossa história, com a Realização da Feirinha de Artesanato Carnavalesca e promoção do Museu do Carnaval do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória;
Promoção ao turismo local. Visita às agências e operadoras de turismo de outras municípios para apresentar o Carnaval da Vitória; Implantação do Centro de Atendimento ao Turista, com materiais informativos para dar suporte aos foliões locais e visitantes durante as festividades; Reunião com Taxistas e Motoristas dos Aplicativos de Mobilidade Urbana, com orientações sobre a importância de fomentar nossa cultura junto aos passageiros;
Folia para todas as idades, com a realização do Baile da Terceira Idade da FAIPE | Federação das Associações de Idosos de Pernambuco; Promoção de shows e atividades para o público infantil;
Ações conjuntas com outras secretarias para realização de ações nas ruas, avenidas e praças que irão compor os percursos e polos, com a finalidade de garantir a segurança, organização e estrutura adequada para o folião.
Campanha “Toda criança merece ser amada e protegida”, objetivando a erradicação do trabalho infantil e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no carnaval 2023. trabalho realizado nas principais vias do centro, nos CRAS, CREAS e em pontuais escolas da rede municipal de ensino, com panfletagem e caminhada (dia 17/02) com saída do CREAS ao centro da cidade.
Centro Pop em Folia – Ano II. Ação para tornar a população de rua visível, proporcionando aos usuários do centro pop o acesso à cultura carnavalesca. Contemplando 80 usuários. Dia 11/02, no Centro Pop, das 11h às 15h.
Espaço Acolher no Carnaval. Implantação de casa de acolhimento para filhos de trabalhadores informais, gasoseiros e barraqueiros que desempenharão atividades dentro do circuito carnavalesco, repetindo o sucesso do período junino, atendendo 50 crianças e adolescentes, durante todo o carnaval, das 09h às 02h. Local: antigo SAMU, na Praça Duque de Caxias
Camarote da acessibilidade. Implantação de um espaço exclusivo para pessoas com deficiência, garantindo a essas pessoas a visibilidade e acesso às atividades e atracões do carnaval da Vitória, em um ambiente preparado especialmente para eles e com apoio dos profissionais do município.
Atendimento para 100 usuários, durante o carnaval, das 11h às 02h.
Local: matriz.
Stand de Proteção Especial. Espaço para divulgar as ações socioassistenciais durante o carnaval e fortalecer a rede sobre a conscientização do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes/erradicação do trabalho infantil. Para público em geral, de 18 a 21/02, 19h às 02h.
Realização do “Bloco Segura Vó e Vô”. Baile de carnaval para pessoa idosa, especialmente os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos. Participação de 150 idosos do SCFV, 160 do Grupo da Terceira Idade do Recife e população idosa em geral da cidade.
Realização do “Bloquinho da Primeira Infância”. Matinê de carnaval do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, contemplando 1.100 usuários atendidos pelo programa, 200 crianças do CEMEI (creche do Maués), 20 crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Institucional e crianças e adolescentes da cidade.
Cabine TS (No Polo Estação do Frevo, na Praça Leão Coroado). Atendimento de Enfermagem (Glicemia, Aferição de Pressão Arterial, Primeiros Socorros); CTA (Centro de testagem e aconselhamento), com teste Rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos; Vigilância Sanitária; Ambulâncias de Apoio do SAMU-UTI móvel e unidades Básicas da Secretaria de Saúde; Espaço Família, com Fraldário e Sala de Amamentação.
Polo de Saúde Pirituba (Na Unidade Básica de Saúde). Atendimento de Enfermagem (Glicemia, Aferição de Pressão Arterial, Primeiros Socorros); Ambulância da Secretaria de Saúde para suporte Básico de Vida;
Complexo de Saúde Matriz (No bairro da Matriz). Atendimento de Enfermagem (Glicemia, Aferição de Pressão Arterial); Sala de Estabilização para atendimento médico em casos de média e Alta Complexidade; CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), com teste Rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos; Vigilância Sanitária; Espaço Família, com fraldário e Sala de Amamentação; Ambulâncias de Apoio SAMU e secretaria de Saúde.
Casa Lisbela do Carnaval. Centro de apoio instalado na Matriz, ao lado da unidade do CRAS, para atendimento às mulheres vítimas de violência, com apoio e orientação de profissionais do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM); 21 técnicas da secretaria da Mulher estarão envolvidas no trabalho.
Patrulha Maria da Penha. Disponibilização da viatura e profissionais para atendimento em diferentes polos, durante as festividades.
Programa de incentivo ao uso do copo reutilizável – “Leve seu copo”. A implantação durante as festividades também inclui a disponibilização de copos descartáveis.
Campanha de orientação e educação aos comerciantes, gasoseiros e foliões. A campanha visa orientar a todos sobre o correto descarte de resíduos.
Defesa dos animais e pet’s errantes. Trabalho de orientações e prevenção quanto às práticas de crimes de maus tratos com animais e pet errantes.
Preservação da arborização e paisagismo urbano.
A Agência será responsável pelo fechamento, controle de acesso, orientação e policiamento de tráfego de todas as vias e arreadores aos polos do carnaval. O espaço controlado engloba aproximadamente 4 quilômetros de percurso, em diferentes bairros.
Corporação envolvida
Responsável pelo apoio e segurança dos cidadãos, bem como da guarda do patrimônio público.
Corporação envolvida
Copyright © 2022 Prefeitura da Vitória de Santo Antão