Nesta segunda-feira (22/03), Vitória de Santo Antão ganhou mais uma arma na luta contra a Covid-19. É a Central de Monitoramento de Casos da Covid-19. Essa Central é operacionalizada mediante articulação conjunta entre a Vigilância Epidemiológica, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, e a Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento de casos suspeitos e confirmados da Covid-19 no município.
Para conseguir captar esses dados, após receberem a confirmação de que uma pessoa no município está infectada pelo Coronavírus, os profissionais da Central devem ligar a cada 48 horas para os pacientes, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Essas ligações, que ocorrem até que o infectado fique curado, têm também como meta orientar a pessoa que está com Covid-19 sobre a necessidade de manter o isolamento social para evitar transmitir o vírus para outras pessoas.
Além do mais, os funcionários da Central também devem solicitar que os familiares e outras pessoas que tiveram contato com o paciente também realizem o teste de Covid. “Por meio dessas ações, buscamos reduzir o contágio e acompanhar a evolução da doença nos que testaram positivo para um melhor direcionamento. Ao mesmo tempo, objetivamos ter um quadro mais claro da situação da pandemia no nosso município e, assim, traçar estratégias ainda mais eficientes”, explica o gerente da Vigilância em Saúde, Marcos Jonathan.