Nesta terça-feira (30/03) a Vigilância Sanitária iniciou ações educativas no Cibrazem, mercado público localizado no centro de Vitória de Santo Antão. A iniciativa visa, principalmente, evitar aglomerações, neste período em que aumenta a circulação de pessoas por conta da venda de peixes, comum no local durante a semana santa.
Nas entradas do espaço, foram colocados bombeiros civis, que aferem a temperatura da população, disponibilizam álcool 70% e distribuem máscaras. Dentro do mercado, também circulam guardas civis orientando os vendedores e clientes em relação aos cuidados com a Covid-19, principalmente para evitar aglomerações e haver uma ordenação das filas para atendimento.
A equipe da Vigilância, por sua vez, faz a vistoria nos boxes. Além da preocupação com as normas sanitárias relacionadas à pandemia, outra função das ações no Cibrazem é fiscalizar as condições em que os peixes estão sendo vendidos, como pontua a coordenadora da Vigilância Sanitária, Nathália Álvares. “Intensificamos nosso trabalho com o intuito de garantir a qualidade desse peixe que está sendo vendido.”
Nathália explica quais aspectos devem ser observados para saber se o peixe é adequado para o consumo. “Nós verificamos o acondicionamento dos pescados e diversos aspectos higiênicos e sanitários para ver se realmente esse peixe está dentro dos padrões para poder ser comercializado”, conclui a coordenadora. Esta semana, o Cibrazem já passou por uma sanitização realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental.
Fotos: Danilo Coelho