Com o objetivo de discutir ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral do seu público alvo, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Vitória de Santo Antão ocorreu nesta terça-feira (13), no auditório do Instituto Federal de Educação (IFPE) do município. O evento contou a presença de representantes de várias entidades da sociedade civil, líderes governamentais, secretários da gestão e o público em geral.
A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes (COMDICA) e colocou em pauta cinco eixos temáticos. “Estiveram em discussão, eixos que se complementam no enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19, como a liberação de recursos, além da execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico”, destacou Leonardo Araújo, presidente do conselho.
Para o secretário de Assistência Social, Juventude e Cidadania, Aderval Barros, “participar de ações em prol desse público é gratificante, pois são momentos que podem decidir o futuro de uma geração e vislumbrar melhorias em diversos setores como saúde, educação e lazer. O prefeito Paulo Roberto nos deu essa missão e estamos atuando para assegurar direitos essenciais para as nossas crianças”.
O evento teve como tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A conferência também contou com a palestra de Diego Alves, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Para o prefeito Paulo Roberto, a cidade vem evoluindo na garantia de direitos da criança e do adolescente nos últimos tempos. “Nós estamos trabalhando para as próximas gerações, com ênfase sobretudo na educação. Inauguramos a primeira creche da história dessa cidade, temos um em fase final para ser inaugurada e uma terceira prestes a começar. É preciso discutir ações como essas diariamente, sempre pensando no melhor para o futuro de nossos jovens. Enquanto gestão, o nosso esforço tem sido o máximo nesse quesito”, finalizou o gestor.