Com o intuito de fortalecer o trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher no município, a Secretaria Executiva da Mulher e a Secretaria de Defesa Social da Prefeitura da Vitória lançaram, nesta segunda-feira (05/06), o programa Guarda Amiga da Mulher. Tendo como pilar central a formação e investimento em estratégias para ofertar um atendimento efetivo e humanizado, o programa teve como primeira ação a realização do curso de formação para os guardas municipais ministrado pela Patrulha Maria da Penha de Ipojuca, uma das referências no Estado.
A capacitação teve início hoje e também ocorrerá nos dias 07 e 14 de junho. De acordo com a Secretária Executiva da Mulher, Thaís Xavier, esta é uma forma de integrar ainda mais as instituições para proteger de maneira mais eficaz o público feminino. “Em agosto do ano passado, foi lançado o Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que criou uma rede formada pelas secretarias municipais, poder legislativo, judiciário e outras entidades, o qual já vem gerando frutos positivos. Hoje, lançamos mais um que visa articular ainda mais a atuação da equipe do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM/Casa Lisbela) e a Guarda Municipal. O curso é um dos primeiros passos e, a partir dele, vamos poder verificar novas demandas e montar mais estratégias”.
A atuação da Patrulha Maria da Penha já vem sendo fortalecida. O serviço foi implementando em 2022 e, em março deste ano, a portaria n° 0006/2023 regulamentou a atuação da Patrulha e ampliou sua equipe. “O combate à violência contra mulher é uma de nossas prioridades. A ampliação da equipe da Patrulha Maria da Penha é uma das medidas que demonstra isso e vem possibilitando um melhor serviço de acompanhamento das medidas protetivas. Agora, buscamos capacitar toda a Guarda Civil para ofertar um serviço de melhor qualidade às cidadãs vitorienses”, destaca o secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Canuto Filho.