Com corrida, atos religiosos e apresentações culturais, programação da 400ª Festa do Glorioso Santo Antão é encerrada com grande público

A Festa do Glorioso Santo Antão, padroeiro da cidade da Vitória, completou 400 anos de fé e devoção e consolidou mais uma vez a tradição dos vitorienses. A festividade foi iniciada no dia 05 e se estendeu até a sexta-feira (17/01), quando após a missa de enceramento a procissão foi às ruas com uma multidão. Nesta edição, o tradicional evento religioso teve como tema “Nesta ano jubilar, celebremos com o coração repleto de esperança os 400 anos de devoção ao Glorioso Santo Antão”.

Com 13 dias de programação, o público atendeu ao chamado e participou assiduamente da festividade, unindo a comunidade em um momento de devoção, tradição e alegria. Na Praça Dom Luís de Brito, a Praça da Matriz, a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte) da Prefeitura da Vitória, preparou uma programação com shows de artistas locais e convidados. Passaram pelo palco, Bruno Barros, Vivian Alves, Zezé do Forró, Ewerton Di Paula, Orquestra Avalovara, Dayse Trajano, Embaixadoras do Brega, Sétima Dose, Bandar Arcanjos e Jorge Lui.

No encerramento da festa, no dia 17, também foi promovida, pela manhã, a segunda edição da Corrida de Santo Antão. Promovido pela Prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar e da Secretaria de Esportes e Lazer, o evento teve duas modalidades: corrida com 5km e caminhada com 3km. A programação do feriado municipal também contou com celebração presidida por Dom Fernando Saburido, bispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, com a participação de padres de toda a região, além da presença do embaixador do Cabo Verde, José Pedro Chantre, do cônsul-geral Aníbal Cantre, do cônsul Ricardo Galdino, do prefeito Paulo Roberto, do vice-prefeito Edmo Neves, da deputada federal Iza Arruda e secretários municipais.

À tarde, a missa de encerramento foi presidida por Dom Ildo dos Santos Lopes, bispo diocesano de Mindelo, Cabo Verde, e com a participação de Dom João Kot, da diocese de Zé Doca. Após a procissão, que contou também com a participação da Banda Marcial 03 de Agosto e da Banda Marcial Pedro Ribeiro, a festividade foi encerrada com a benção do Santíssimo Sacramento no Calçadão da Matriz e show da cantora Joanna.

“São quatro séculos de devoção, da chegada de Diogo de Braga ao Vale do Itapacurá, trazendo a imagem de Santo Antão para proteger nossa terra, fazendo o elo entre nossa cidade e o Cabo Verde, especificamente a Ilha de Santo Antão, que também celebra seu padroeiro nesta mesma data“, frisou o prefeito Paulo Roberto.

Representante governamental de Cabo Verde, terra-natal do fundador da cidade de Vitória, Diogo de Braga, o embaixador reiterou o estreitamento de laços entre as localidades. “Uma das nossas maiores esperanças para este ano de 2025 é puder acompanhar uma delegação de cidadãos desta terra para visitar o meu país de Cabo Verde”, destacou.

Pular para o conteúdo