Gestores discutem crise econômica durante assembleia na AMUPE

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou na manhã desta terça-feira (14), uma assembleia com prefeitos de todas as regiões do estado para falar sobre a crise financeira que vem afetando os municípios. O prefeito Aglailson, que mesmo diante da crise econômica, está conseguindo equilibrar o pagamento de pessoal e das contas públicas da atual gestão, esteve presente acompanhado do secretário da Assessoria Especial, Paulo Teixeira.

Durante o evento aconteceu uma coletiva onde o presidente da Amupe, José Patriota, falou que ao menos, 50 municípios pernambucanos precisarão demitir funcionários, no fim deste ano, por causa da crise financeira que afeta o estado. Esta contenção de gastos irá comprometer serviços essenciais em várias cidades, em alguns casos haverá medidas drásticas como demissão em massa, uma vez que houve uma grande queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A Amupe estará solicitando nos próximos dias a União cerca de 96 milhões de reais para socorrer de imediato os municípios pernambucanos. Já no próximo dia 22 de novembro, prefeitos pernambucanos viajam para Brasília para pressionar o governo federal a liberar esses recursos. Em todo o País, esses recursos emergenciais para as prefeituras somam 4 bilhões de reais.

Vitória de Santo Antão

Apesar do agravo na maioria dos municípios pernambucanos, a atual gestão municipal vem horando rigorosamente com os vencimentos (salários) dos servidores municipais dentro dos correntes meses desde o início do ano, garantindo ainda aos servidores o pagamento integral do 13º salário antecipado, no próximo dia 16 de novembro. Para que tais medidas pudessem acontecer, a atual gestão teve que diminuir o número de funcionários contratados e com cargos comissionados, bem como avaliar contratos com fornecedores. O governo municipal ainda assumiu no primeiro semestre deste ano, uma dívida deixada pela gestão anterior, com o não pagamento do mês de dezembro e 1/3 (um terço) de férias dos servidores que alcançavam o valor de 14 milhões e 900 mil reais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo