Professores da rede municipal participam de seminário de abertura do PNAIC em Vitória

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta terça-feira (14), no auditório da FAINTVISA o seminário de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento voltado para alfabetizadores contou com a participação do secretário de educação, Jarbas Dourado, da secretária de Ação Social, Zandramar Ruiz, da secretária executiva de educação, Ione Ferro, da coordenadora local do PNAIC, Joelma Braga, da coordenadora pedagógica e palestrante do AEE, Simone Teixeira, da coordenadora da GRE Mata Centro, Sandra Cristina, bem como centenas de profissionais da rede municipal de ensino.

Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), vem evidenciar que a formação continuada de professores é componente essencial da profissionalização e valorização docente, devendo integrar-se aos desafios da escola e pautar-se no direito que a criança tem de ser alfabetizada na idade recomendada, numa perspectiva ampliada de alfabetização.

As ações de formação do PNAIC têm o princípio de garantir que todos os estudantes do sistema público de ensino estejam alfabetizados, até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

Segundo o secretário de educação, Jarbas Dourado, todas as unidades de ensino estarão trabalhando em conformidade com o Plano Nacional de Educação. “Esse pacto é para unirmos conhecimento e experiências para que realmente nossas crianças se alfabetizem o quanto antes”, disse o secretário.

Durante a abertura do PNAIC a Doutoranda em Ciências da Educação, Simone Teixeira, proferiu a palestra: Alfabetização e Letramento na Perspectiva da Integração. Ela abordou para os profissionais da educação a importância desta formação que visa qualificar os professores, a fim de cumprir com o acordo assumido pelos governos federal, estadual e municipal de alfabetizar todas as crianças no período determinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo