Nesta quarta-feira (27/01), também teve início a vacinação dos trabalhadores da atenção básica à saúde: agentes de saúde, agentes de endemias, dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Eles estão sendo vacinados com doses da Coronavac nas próprias unidades de saúde.
Desta categoria, o dentista da Francisco Júnior, 54 anos, foi o primeiro a ser imunizado. Ele, que há 23 anos atua na atenção básica de Vitória, celebrou o momento. “Estava muito ansioso para que essa hora chegasse, principalmente, porque nós que trabalhamos com o primeiro atendimento estamos muito expostos ao vírus”, disse.
A unidade de Saúde da Bela Vista foi uma das que iniciou a vacinação dos profissionais. Os agentes comunitários Alan Oliveira, 47, e Adriana Paulina, 44, estiveram entre os imunizados. “Estava aguardando muito essa vacina, ainda mais porque tenho pais idosos e com comorbidades. Ao me vacinar, de certa forma, também estou protegendo eles”, comemorou Adriana.
O posto também está responsável por vacinar os idosos a partir de 85 anos da área. “A vacinação dessa população será feita nos domicílios, com base em uma lista com os moradores da região que cobrimos. Caso a pessoa não faça parte desse área, pode vir aqui ou pedir para algum familiar vir e agendar a vacinação”, explica a enfermeira chefe Emyliane Lima.
O secretário de Saúde, Eudes Lorena, explicou que a prefeitura já tem o plano de imunização preparado. “Assim que novas doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde, já estamos prontos para imunizar outros grupos prioritários e seguir com a próximas fases da campanha”, disse ele.