A Agência de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão (Amavisa) formou novas parcerias e conseguiu, a custo zero, 42 mil mudas de árvores que serão plantadas a partir do próximo mês na cidade. As plantas são de espécies nativas e deverão ser cultivadas em áreas urbanas e rurais, a partir de um plano de arborização que está sendo concluído para dar início ao plantio.
Além de praças e parques da cidade, um cinturão verde será criado em espaços de Pirituba, no Engenho Beto Velho, no Monte das Tabocas e às margens do Rio Tapacurá. De acordo com o biólogo, Péricles Tavares, diretor-presidente da Amavisa, este é o maior plano de arborização da história do município. “Com isso, poderemos criar um cinturão verde em Vitória, que vai ajudar na diminuição das ilhas de calor criando um ambiente mais agradável e saudável pra se viver”, comemorou.
Só para se ter uma ideia do efeito positivo das árvores nas cidades, uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto (interior de SP), orientada pela professora-doutora Denise Rossa-Feres, comprovou que embaixo da sombra de uma árvore, a temperatura cai em média 4 graus e a umidade relativa do ar sobe em até 12%.
Desde janeiro, até agora, o município desenvolveu parcerias na aquisição das árvores com a Indústria Agrovale da Bahia, a AFINK da Paraíba, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o espaço Paquevira, esses dois últimos sediados em Vitória de Santo Antão. Trinta mil mudas já se encontram em posse da prefeitura em fase de crescimento, com previsão para início do plantio em abril, quando está prevista a chegada de mais 12 mil mudas.
O prefeito Paulo Roberto explica que esse é só o início de um projeto duradouro. “Somente durante esse ano, a prefeitura pretende plantar cerca de 100 mil mudas de árvores, tanto para reflorestamento quanto para arborização e não vai parar por aí”, prometeu o gestor.
Serão plantados Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Ipê Rosa, Ipê Branco, Ipê de Jardim, Jacarandá, Pau Brasil, Jenipapo, Aroeira Pimenteira, Cabraiba, Gonçalo Alves, Caraibeira, Franboyant Mirim, Palmeira Manila, Pata de Vaca, Moringa e Albizia. E também árvores frutíferas como cajueiro, goiabeira, pinheiras e gravioleira.
Fotos: Lays Freitas