No último final da semana, a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, realizou ações de prevenção contra a Covid-19 nas feiras livres do município. As iniciativas começaram na sexta-feira (05), com barreiras sanitárias no acesso ao centro comercial. Na oportunidade, os profissionais de saúde distribuíram máscaras, aferiram a temperatura corporal das pessoas e disponibilizaram álcool a 70% aos feirantes e consumidores.
No sábado (06), as fiscalizações voltaram-se para a área central da cidade, com o intuito de verificar se somente os serviços essenciais estavam em funcionamento. As vistorias foram realizadas em parceria com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Guarda Municipal, bombeiros civis e militares. Após passar pelo centro, a fiscalização circulou em Pirituba, na Bela vista, Alto José Leal, Redenção, Avenida Henrique de Holanda, Mangueira, Matriz, Livramento.
No domingo (07), as iniciativas foram voltadas para as feiras livres dos bairros, com fiscalizações nos pequenos comércios locais. Os feirantes foram orientados a seguirem os protocolos, como também, foi montada uma barreira sanitária em cada feira, para garantir a segurança e a higiene dos comerciantes e dos consumidores das feiras do Maués, Água Branca e Lídia Queiroz.
Também houve circulação itinerante no Jardim São Pedro, Maués, Jardim Ipiranga, Livramento, Mário Bezerra, Sítio do Meio, Loteamento Real e Nossa Senhora do Amparo. Durante o final de semana, 27 estabelecimentos comerciais que estavam com funcionamento não autorizados foram orientados a encerrar o expediente.
“Essas ações foram realizadas pela manhã e à noite, fiscalizando feiras, bares, praças e comércio de modo geral, no sentido de atender ao decreto estadual de distanciamento social”, destacou Nathália Álvares, coordenadora da Vigilância Sanitária.