Em reunião durante a tarde desta terça-feira (09/03), o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, solicitou à diretora-geral do Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) o aumento da capacidade de atendimento na UTI da unidade hospitalar. Nesta manhã, o João Murilo chegou a lotar a unidade de terapia intensiva e os leitos de enfermaria da Unidade de Saúde.
De acordo com a Roberta Câmara, diretora do HJMO, a situação chegou a este ponto porque “as pessoas estão banalizando os cuidados e negligenciando, principalmente, o uso das máscaras”. A diretora sinalizou positivamente a proposta do prefeito que ficou de tratar do assunto com a Secretaria Estadual de Saúde.
“Não temos mais espaço útil no hospital para novos leitos, mas temos sim equipamentos e mão de obra qualificada para transformar nossos leitos de enfermaria em leitos de UTI, e assim, podemos dobrar a quantidade de UTIs em Vitória de Santo Antão”, explicou Câmara. Atualmente, o Hospital João Murilo tem 10 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI para pacientes covid.
Nesta quarta-feira (09/03), a Apami amanheceu com 90% de ocupação das enfermarias para pacientes Covid e o Centro Hospitalar Santa Maria, esteve com 100% de ocupação das enfermarias Covid. Em contrapartida ao encerramento dos leitos de enfermaria no João Murilo, a Secretaria de Saúde apresentou a possibilidade de aumentar a quantidade disponibilizada, pelo município, na Apami e no Santa Maria.
“Vamos providenciar esse atendimento inicial dos casos menos graves nas enfermarias e aumentando as UTIs no João Murilo, conseguiremos atender ainda melhor os vitorienses que travam batalha contra essa doença tão devastadora”, explicou o prefeito.