O prefeito Paulo Roberto participou na manhã desta terça-feira (16/03) de uma reunião promovida pelo presidente da Amupe, José Patriota. Além dos prefeitos da macrorregião 1 de saúde, ainda participaram do encontro virtual, o governador Paulo Câmara, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, o secretário de Planejamento do Estado, Alexandre Rebêlo, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, e o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas.
O presidente da Casa Diogo de Braga, André Saulo, veio ao gabinete do prefeito para também acompanhar a reunião. Rebêlo apresentou dados preocupantes: desde o início da pandemia, a ocupação de leitos de UTI nunca esteve tão alta no Estado e que nos últimos três dias a média é de 100 novos pacientes internados em UTI por dia.
Paulo Roberto apresentou informações sobre a situação do município e reforçou a solicitação, já feita ao Estado, da necessidade de abertura de novos leitos de UTI para Vitória de Santo Antão. “Estamos prontos para atender as necessidades de novos leitos, compra de vacinas e também compra de oxigênio, caso seja necessário”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde do Estado garantiu que está “em via de abrir mais 10 leitos de UTI no Hospital João Murilo. Os insumos e equipamentos devem chegar no final de semana e iremos aumentar também a quantidade de enfermarias Covid na Apami”, destacou André Longo.
DECRETO ESTADUAL – Na reunião, o procurador geral de justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, deixou bem claro que de acordo com decisão do STF nenhum ente federativo pode diminuir ato de outro ente federativo. Paulo Augusto foi bem claro: “nenhum prefeito deve descumprir o decreto Estadual”.