Na tarde da segunda-feira (26/04), representantes da Prefeitura de Vitória se reuniram com o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, para alinhar a implantação da Central de Oportunidades. O novo equipamento une, em um só lugar, quatro serviços de fomento ao empreendedorismo e a geração de emprego e renda. O local ainda não foi definido para a instalação, mas possivelmente será no centro comercial de Vitória.
Através de parceria entre a prefeitura, a Seteq e o Sebrae, será realizado um estudo para analisar as potencialidades do município, que na última década deixou de ser dependente apenas da produção de hortaliças e hortifrutigranjeiros, para tornar-se, também, um dos mais industrializados do estado. Contudo, Vitória aposta na diversificação dos setores produtivos no médio prazo. Dentre eles, a cultura do cacau é que se mostra com potencial de surgimento na cidade, que já conta com uma multinacional do segmento, a Mondelez, que exporta produtos para o mundo inteiro, e pequenos empreendimentos com excelente potencial de crescimento.
Segundo a Secretária de Assistência Social da cidade, Cristina Brito, que esteve presente na reunião, Vitória tem muito potencial e esse também pode ser um diferencial. “Área para investimentos desse porte nós temos. Estamos buscando alternativas para trazer mais investimentos, empreendedorismo, trabalho e renda que melhorem a condição econômica, mas também social de nossa população”, disse.
Segundo estudo encomendado pela revista Exame através da consultoria Urban Systems em 2020, Vitória de Santo Antão, a 51 quilômetros do Recife, ocupa o 17º lugar entre os melhores municípios do país para receber investimentos na área da indústria, ficando ainda entre as 100 melhores nos quesitos comércio, serviços e educação.
Atualmente a cidade tem cerca de 40 indústrias entre multinacionais e empresas de médio porte. O prefeito do município, Paulo Roberto, revela que nos três primeiros meses de 2021, cerca de 17 empresários, entre indústrias e empreendedores, sinalizaram interesse e assinaram uma carta de intenção para se instalar no município. “Passamos muitos anos, como uma cidade que mais avançou nesse quesito de investimento. Aconteceu um período de 4 anos sem nenhuma indústria chegar. Agora pretendemos retomar esse caminho de desenvolvimento. Queremos gerar mais oportunidades para a população através de qualificação, emprego e empreendedorismo”, frisou.
“A Central de Oportunidades vem justamente trazer mais investimento e fomentar o empreendedorismo na região. Este equipamento é mais uma conquista para a cidade de Vitória de Santo Antão. Esperamos que mais investidores possam se aproximar da cidade e mais pessoas tenham oportunidades. Isso gera desenvolvimento não só para a cidade, mas também para o Estado de Pernambuco”, ressalta o secretário Alberes Lopes.
Com informações da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco