Nesta quinta-feira (13/05), será a vez do bairro Alto Nossa Senhora do Amparo, em Vitória de Santo Antão, receber o mutirão de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, que acontecerá das 7h30 às 9h30, contará o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e com o apoio da empresa de limpeza urbana Locar.
Durante a força-tarefa, será realizado recolhimento de entulhos e os ACEs ficarão responsáveis por alertar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito. Também ocorrerá a vistoria em reservatórios e tratamento para combater as larvas presentes em locais que acumulem água, no entanto, como recomenda a nota técnica do Ministério da Saúde, para evitar a disseminação do Coronavírus, essas fiscalizações só poderão ocorrer em casas que tenham áreas com acesso externo ao fundo (oitão).
Mutirões como esse já vêm ocorrendo no município. Redenção, Livramento, Lídia Queiroz e Pirituba foram algumas das localidades que já receberem a intervenção. Nessas áreas, também foram aplicados o Ultra Volume Baixo (UBV), conhecido como fumacê, que tem a função de eliminar o Aedes Aegypti na fase adulta.
O trabalho de combate ao mosquito, contudo, ocorre de forma permanente em todo a cidade, através dos ACEs. “Os nossos Agentes de Combate às Endemias realizam rotineiramente as atividades para prevenir proliferação do Aedes Aegypti e, ao recebermos notificações de casos, organizamos os mutirões nos bairros onde foram registrados”, explica Graziela Cavalcante, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental.