Com o objetivo de aprimorar as estratégias de controle do Coronavírus no município, a Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão promoveu uma capacitação voltada para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs). O curso, que foi realizado em parceria com o Comitê Científico e Consultivo de Apoio às Ações de Enfrentamento da Covid-19, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), da UFPE, ocorreu em semanas dos meses de maio e abril, tendo sido finalizado nesta sexta-feira (14/05).
As aulas, que ocorreram presencialmente e respeitando todos os protocolos para evitar a disseminação do Coronavrírus, foram conduzidas por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família e profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da UFPE-CAV. Esses facilitadores foram preparados por professores do CAV para repassar o conteúdo aos ACS e ACEs. Ainda participaram da facilitação dos encontros os apoiadores institucionais da Atenção Primária à Saúde e a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica.
Dentre os assuntos abordados, além da enfatização da importância de medidas como higienização das mãos e distanciamento social, esteve presente também a organização do fluxo para o monitoramento dos casos de covid nos territórios. “Os ACs já realizam o monitoramento,mas estamos pactuando com eles um fluxo a partir da divulgação das informações da Central de Monitoramento de casos Covid. Assim, poderemos qualificar esse trabalho e os nossos profissionais poderão realizar um acompanhamento focado nos grupos de riscos para evitar agravamento da doença”, explica Alexciane Silva, coordenadora da Atenção Primária à Saúde.
Como profissionais de saúde, os ACEs e ACS já foram imunizados contra Covid-19. Ao longo dos encontros, também foram realizadas testagens nesses agentes para detectar a presença de anticorpos para o Coronavírus.
Fotos: Roberto Silva