Parceria entre Município e João Murilo para Profilaxia Pós Exposição ao HIV

A secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas, esteve no Hospital João Murilo de Oliveira, juntamente com a diretora do (HJMO), Roberta Câmara, com o objetivo de fortalecer parcerias entre o hospital e o município. O encontro objetivou firmar parceria entre as entidades a fim de implantar no HJMO, um serviço de 24h para Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao HIV para as pessoas vítimas de acidente ocupacional com material biológico, de violência sexual, tanto o homem quanto a mulher, ou no caso de uma relação sexual desprotegida, ou que o preservativo tenha rompido e se expôs ao risco.

“Isso é o fortalecimento da nossa rede. É a garantia da integralidade da assistência aos pacientes. Nós temos um objetivo em comum, queremos efetivamente que as ações, elas sejam implementadas, e que nossos pacientes e usuários sejam atendidos em todos os níveis de atenção que eles precisam. É um momento estratégico e super importante, em que as esferas municipal e estadual estão juntas dialogando para melhorar a saúde como um todo dos nossos munícipes”, destacou Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar.

No primeiro momento serão feitas as capacitações em testagem rápida de HIV, sífilis, Hepatites B e C para os profissionais da unidade hospitalar e aquisição dos insumos para implantação do serviço. Com isso, o paciente que precisar do serviço não terá que se descolar ao Recife para realizar os devidos procedimentos, poderá, com isso, procurar o Hospital João Murilo, onde iniciará o protocolo de tratamento e posteriormente o acompanhamento, que será no Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA), que é o serviço de atendimento especializado em HIV/AIDS SAE do município. “A implantação desse serviço contribuirá para a Profilaxia à exposição ao HIV, e atenderá também os municípios circunvizinhos” comemora Marcos Jonathan, Gerente de Vigilância em Saúde.

Na ocasião, também estavam presentes Andressa Alves e Ires Silva, residentes da I GERES, Herika Silva, apoiadora da Vigilância Epidemiológica – I GERES, Elanne Marques, coordenadora do (CTA/SAE), Bárbara Vasconcelos, coordenadora Geral de Enfermagem e Obstetrícia do (HJMO) e Edilson Araújo, apoiador da Secretaria de Saúde e Bem-Estar.

“Estamos em um momento de muita felicidade. O que está acontecendo hoje garante melhor atendimento para a população, melhorando nosso serviço, atender em cada lugar que deva ser atendido, dialogar cada vez mais com o município, como tem sido desde o início do ano. Sabemos e temos consciência que o principal objetivo é que as pessoas sejam bem atendidas e tenham mais saúde para a população vitoriense, que é o nosso principal alvo”, disse Roberta Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo