Avenida Mariana Amália contará com mais acessibilidade para cadeirantes

A Prefeitura da Vitória segue com as obras de intervenções na Avenida Mariana Amália, principal via da área central do município. O serviço visa trazer maior mobilidade urbana na entrada da avenida, além de maior acessibilidade para pessoas com deficiência. Neste sábado (04/09), mais uma etapa do serviço foi iniciada, com a remoção de jardim elevado em frente ao Bradesco e o transplante de duas árvores, para permitir o acesso de cadeirantes ao canteiro central da avenida, através de rampa, que já está sendo construída.

Os dois exemplares das árvores conhecidas popularmente como Paudarquinho ou ipê de jardim (Tecoma stans) foram relocados para o Parque da Bela Vista, com o acompanhamento de técnicos (biólogo e engenheiro ambiental) da Agência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMAVISA).

“Assim como tem ocorrido no entorno da Praça do Fórum, nosso foco é trazer melhores condições para quem trafega na cidade, tanto como motorista ou como pedestre, não esquecendo, inclusive, da acessibilidade”, explica Marcelo Torres, diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN).

A necessidade da mudança de cenário para melhor atender a mobilidade inclusiva, aumenta as ações de urbanização e para isso, é preciso reestruturar as regiões e tirar plantas e árvores que darão lugar a novas construções nas ruas e avenidas. Para mitigar este impacto, a Prefeitura da Vitória vem trabalhando com o transplante das árvores como uma alternativa sustentável, técnica, que permite a retirada da árvore inserida no terreno da obra e seu replantio em outro local.

“Pode parecer simples, mas exige cuidados e por isso é um processo planejado a fim de reduzir o estresse causado para não danificar a árvore. Após o transplante para o Parque da Bela Vista, as árvores serão acompanhadas pela equipe técnica da AMAVISA, responsável pelo Plano de Arborização da nossa cidade, o Vitória Arborizar, a fim de proteger e garantir a preservação das árvores e todos os benefícios que elas trazem”, explica Stella Barros, bióloga da agência. O programa Vitória Arborizar já realizou o plantio de mais de 4 mil mudas em áreas da zona urbana e rural do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo