A Prefeitura da Vitória implantará o primeiro núcleo de mediação de conflitos através de uma parceria estabelecida com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco. A iniciativa começa a ganhar forma com o processo de formação da equipe da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do município, que ficará responsável por replicar a capacitação para que mais núcleos possam ser instalados no território.
Com a medida, que também conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, tem-se como objetivo dirimir pequenos conflitos. “Essa é uma forma de promovermos a cultura da paz, buscando prevenir o crime e a violência”, explica o secretário executivo de Direitos Humanos, Ronaldo de Deus.
A mediação de conflitos atende casos de natureza familiar, como cuidado com idosos, pensão alimentícia, conflitos domésticos; de conflitos de consumo, como dívidas; de vizinhança, como as questões envolvendo som alto, construção irregular, acúmulo de lixo; na escola ou no trabalho e nos conflitos interpessoais.