A cidade da Vitória de Santo Antão voltou a se destacar no cenário educacional após a divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, na última sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nos indicadores, o município deu um salto na qualidade do aprendizado nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, atingindo as metas previstas pelo MEC para a Secretaria Municipal de Educação.
Nos resultados do Ideb entre 2005 e 2009, o município subiu de 3,0 para 4,2, enquanto em 2021 chegou a 5,3 no histórico de avaliações dos anos iniciais. Já nos anos finais do ensino, no mesmo recorte de tempo, a cidade saiu de 2,4 para 3,7, enquanto no levantamento recém divulgado subiu para 4,8. Os dados são formulados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em conjunto com as taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar.
Para o Secretário de Educação do município, Carmelo Souza, os números fazem jus ao planejamento traçado, tendo em vista que ainda em período de pandemia da Covid-19 sua pasta desenvolveu ações com ênfase na melhoria do ensino e aprendizagem. “Iniciamos a gestão ainda em momento pandêmico, mas junto com nossos profissionais da área, desenvolvemos atividades para melhorar esses indicadores. Estávamos há sete anos sem atingir as metas dos anos iniciais e há quinze sem atingir a dos anos finais. É uma conquista de expressiva importância para a cidade”, destacou Carmelo.
Entre as iniciativas desenvolvidas no município destacam-se, dentre muitas outras, o Vitória Ensina em Casa, com aulas pelo rádio e TV, participação no concurso de leitura Ler Bem, projeto Aula Digital com entrega de tablets e notebooks, aulões de língua portuguesa e matemática extraclasse, Programa Criança Alfabetizada (PCA) de incentivo à alfabetização até os 7 anos de idade, além de Formação Continuada com os professores(as) do ensino regular e da Educação Especial Inclusiva, como também com gestores(as) e coordenadores(as) pedagógicos sobre as necessidades de cada unidade de ensino.
“Desde que assumimos a gestão, priorizamos o setor educacional, trazendo para a nossa equipe profissionais qualificados e que se destacam em suas atribuições no setor. Esse esforço em conjunto nos dar o privilégio de comemorarmos mais um progresso de nossa cidade. Esses índices servem de referência para muitas coisas e hoje podemos dizer que Vitória se destaca nesse quesito, abrindo inúmeras oportunidades de criar parcerias que visem o desenvolvimento do ensino”, destacou o prefeito Paulo Roberto.