O Dia do Artesão é comemorado no dia 19 de março, mas uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão, antecipou a celebração da data e deu voz aos promotores de artesanato do município. Realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), da Prefeitura da Vitória, a sessão especial contou com representantes de entidades da sociedade civil e de coletivos artísticos, além do público em geral.
Na oportunidade, foram homenageados os artesãos José Alves de Oliveira, conhecido como Déda Alves e Severino Roberto da Silva. O primeiro deles trabalha há mais de 30 anos com o barro na feira livre da cidade. Já o segundo, conhecido como seu Nenê, aproveita sucatas para fazer peças artísticas, como réplicas de instrumentos musicais, entre outras. “Fico muito feliz pela homenagem. A gente precisa de reconhecimento dentro de Vitória”, resumiu Nenê.
Segundo Letícia Azevedo, representante da Seculte, a audiência pública teve o propósito de enaltecer o artesanato local e discutir melhorias em prol dos artesãos. “É preciso tornar essa pauta em destaque não somente em caráter comemorativo, mas diariamente, porque o artesanato não tem pausa. É, muitas vezes, o sustento de algumas famílias, por isso é tão importante olhar esses profissionais com mais seriedade, algo que a nossa secretaria vem fazendo na atual gestão”.
CURIOSIDADES
O Dia do Artesão é celebrado em 19 de março como uma homenagem a São José, o padroeiro da categoria. São José foi um santo cristão que também era carpinteiro e, de acordo com a tradição cristã, ensinou a Jesus as habilidades necessárias para executar o ofício. Essa data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a importância dos artesãos na preservação das tradições culturais e na criação de obras de arte únicas e significativas.