Visando o sucesso da colheita de milho, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, realizou na manhã desta terça-feira (21/03), a entrega de sementes do alimento para os agricultores locais. O ato simbólico na sede do Poder Executivo contou com as bênçãos do padre Renato Matheus e do pastor João Alves, reunindo representantes de associações contempladas, vereadores, lideranças da agricultura familiar e secretários da gestão.
A entrega faz parte do Programa Vitória Mais Produtiva, que acontece pelo terceiro ano. Além do milho, os agricultores estão sendo agraciados com o serviço de aração de terra. “Importante essa entrega, porque é um material de qualidade que a gente vai poder plantar, mas pra plantação ser bem sucedida a terra tem que está boa, pronta para a gente plantar e colher dentro do prazo certo”, salientou Paulo Manoel, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória.
Segundo José Cláudio, secretário de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, serão distribuídas ao percorrer dos próximos dias, duas toneladas do milho AG 1051, que se adapta a diversas regiões do país. “É um milho que tem boa produtividade, sendo muito procurado no mercado. Com ele, vamos beneficiar sessenta e nove comunidades rurais e um total de duas mil famílias através de um cadastro prévio nas subprefeituras e pela nossa própria secretaria”, destacou.
Além da distribuição das sementes e da preparação do solo para o plantio, a Prefeitura da Vitória tem realizado intervenções para melhorar as condições das estradas rurais. Entre elas, já foram contempladas as comunidades de Lagoa de Pedra, Onça, Santana, Campina Nova, Serra Grande, Mocotó, Canha e Sítio Mosquito. “O nosso trabalho é pensando na zona rural como um todo, da plantação ao deslocamento. O milho de Vitória é vendido para todo o Nordeste, aumentando a renda das famílias locais”, disse Edmo Neves, vice-prefeito.
“Mais uma vez estamos aqui fazendo essa distribuição e vendo a alegria dos agricultores, porque é um investimento que tem retorno não só para a mesa das famílias, mas para a geração de renda de forma em geral. Hoje está chovendo para consagrar esse momento marcante, com as bênçãos de São Pedro e de Deus, que vão iluminar o homem do campo e trazer fartura. Com o milho distribuído e plantado, a certeza é de que a safra vai ser muito boa”, sintetizou o prefeito Paulo Roberto.
Fotos: Klebson Roberto/PCVSA