A Prefeitura da Vitória de Santo Antão e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveram na manhã desta quinta-feira (20), a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social. O evento ocorreu no auditório do campus local do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e, como o próprio nome sugere, teve como finalidade abordar sobre a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
Para alcançar esses objetivos, a discussão ocorreu em torno de cinco eixos, entre eles, financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; além de benefício e transferência de renda. “São tópicos que vão nortear todas as necessidades e anseios das pessoas. Ficamos felizes pela participação em mais uma edição do encontro, principalmente com a certeza de que a discussão realizada trará resultados. Também escolhemos os representantes da cidade para o encontro estadual”, destacou Leonardo Araujo, presidente do CMAS.
Aderval Barros, secretário de Assistência Social, Juventude e Cidadania, da Prefeitura da Vitória, reforçou a finalidade da conferência e realizou alguns apontamentos importantes. “O objetivo repousa em garantir os direitos socioassistenciais, bem como fortalecer a participação da sociedade no processo decisório e na fiscalização das ações voltadas à assistência social. Foram discutidas também formas de promover uma melhor articulação entre os diversos segmentos da sociedade, a fim de garantir uma atuação mais integrada e eficiente, como também enfrentar as desigualdades socioeconômicas”, disse.
O debate também contou com a participação de Felipe Medeiros, superintendente de Gestão do SUAS do Governo de Pernambuco. Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele conduziu uma palestra acerca do tema global do encontro. “Pudemos discutir o que a gente quer para essa política social, por isso, abordamos um breve histórico sobre essa construção e o que a gente busca de melhorias daqui pra frente”, finalizou.