Em Vitória, Dia de Finados é marcado por homenagens e organização nos cemitérios

Várias famílias foram aos cemitérios da Vitória de Santo Antão, nesta quinta-feira (02/11), Dia de Finados, para celebrar a memória de seus entes queridos. No principal cemitério da cidade, o de São Sebastião, a movimentação foi intensa durante todo o dia. O trabalho das secretarias municipais garantiram a organização, limpeza, segurança e a fluidez do trânsito.

Na parte de fora do cemitério central, se repetiu o tradicional comércio de flores, velas e adereços par enfeitar os jazigos. Para garantir o bem-estar dos comerciantes, a Prefeitura da Vitória disponibilizou toldos e uma equipe de saúde prestando consultas rápidas para aferição de pressão e teste de glicemia. A programação também contou com a apresentação da Orquestra do Centro Musical da Vitória (CEMUVI).

O dia também foi marcado por entregas. O Cemitério São Sebastião recebeu obras de reforma e requalificação. Os muros ganharam uma nova roupagem, as vias internas ganharam nova iluminação e novo piso, bem como o velório e banheiro foi construído. Além disso, a capela, onde foram celebradas quatro missas, foi reformada e passou a contar com um calçadão.

O Cemitério de Quanduz, na zona rural, onde antes os sepultamentos ocorriam a céu aberto, o espaço foi todo murado e vem recebeu ações de melhorias estruturais, como construção de velório e iluminação. Em Pirituba, o Cemitério São João Batista foi ampliado e construído velórios e banheiro. Uma missa campal foi celebrada durante a noite, finalizando o dia aos fiéis defuntos.

O prefeito Paulo Roberto destacou sobre o empenho para organizar a passagem da data no município. “Aqui temos pessoas que contribuíram com o município. Além de cuidar das pessoas, preservamos a memória daqueles que já se foram e muito fizeram quando estavam presentes entre nós”, salientou o gestor.

 

Pular para o conteúdo