A Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou nessa quinta-feira (30/10), uma reunião para debater melhorias no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O encontro destacou novas medidas que visam garantir maior agilidade e qualidade no atendimento dessas famílias. Irão participar do desenvolvimento dessa articulação com o INSS, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar, a Secretaria de Assistência Social e Juventude e Cidadania e a Secretaria de Educação do município.
Estiveram presentes o prefeito Paulo Roberto, a deputada federal Iza Arruda, o secretário de Educação, Carmelo Souza, o superintendente regional do INSS no Nordeste, Caio Maia Figueiredo, o gerente-executivo do INSS em Caruaru, Edvaldo Aroeira, o coordenador de Gestão de Relacionamento com o Cidadão, Rafael Mesquita, e a chefe de gabinete, Paula Calazans. Durante o encontro, reforçou-se o compromisso de reduzir o tempo de espera para atendimentos relacionados ao TEA. “Estamos empenhados em diminuir essa fila e garantir que todas as crianças com TEA em Vitória de Santo Antão recebam o suporte necessário o quanto antes”, declarou o secretário Carmelo Souza.
A deputada federal Iza Arruda ressaltou a importância da ampliação do atendimento para promover a inclusão social. “As famílias precisam saber que seus filhos terão acesso ao suporte adequado, e Vitória de Santo Antão está dando um passo importante nesse sentido”, afirmou.
Outro destaque da reunião foi a proposta de criação de uma sala sensorial para atendimento das crianças neurodivergentes. Com brinquedos, tapetes sensoriais, abafadores de som, livros e outros recursos, esse espaço multissensorial visa oferecer um acolhimento mais humano e confortável. “Nosso objetivo é construir um ambiente que traga tranquilidade e bem-estar para as crianças e suas famílias”, concluiu o prefeito Paulo Roberto.