Artesãs da Vitória de Santo Antão recebem curso de adereço de Carnaval

Adereços de Carnaval de todos os tipos ganharam forma nas mãos de artesãs e mulheres em busca de novas oportunidades de renda. A Secretaria Executiva de Cidadania e Direitos Humanos, a Secretaria da Mulher com o apoio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Senai Paulista, promoveram, na tarde desta quarta-feira (20), uma oficina de Adereços de Carnaval em Vitória de Santo Antão.

O curso ofereceu capacitação para a confecção de peças temáticas, incentivando a independência financeira e fortalecendo o mercado artesanal. A capacitação contou com a presença do gestor do Senai Paulista, Paulo Djalma Souza, e do presidente do Sindicato do Vestuário de Pernambuco, João D’Arru, reforçando o compromisso com a qualificação profissional.

Para Ronaldo de Deus, secretário executivo de Cidadania e Direitos Humanos, a oficina ensina novas habilidades, e também promove transformação social. “Capacitar mulheres para gerar renda é dar a elas autonomia e poder de decisão sobre suas vidas. O Carnaval movimenta a economia, e agora essas participantes têm ferramentas para aproveitar essa oportunidade”, ressaltou.

A professora do Senai, Fabíola Raquel, que ministrou a capacitação, destacou a dedicação das alunas e a qualidade dos produtos desenvolvidos. “Elas chegaram cheias de vontade de aprender, e os resultados foram surpreendentes. Conseguiram criar peças com ótimo acabamento e potencial para venda. O Carnaval abre um grande mercado, e agora elas podem se inserir nesse cenário”, explicou.

Entre as alunas, a satisfação com o aprendizado foi unânime. Roseana Cristina da Silva comemorou a oportunidade de expandir seus conhecimentos. “Eu já fazia alguns acessórios, mas não tinha técnica. Agora, aprendi a dar um acabamento mais profissional e já estou pensando em vender minhas peças para o Carnaval”, contou.

Já Roseane Amaro viu na oficina uma chance de mudar de vida. “Sempre tive vontade de aprender, mas nunca tive acesso a um curso como esse. Agora, me sinto mais confiante para começar a vender e até pensar em abrir meu próprio negócio”, afirmou.

Pular para o conteúdo